Biografia

Walisson Higor da Cruz, nascido em 31 de julho de 1996 em São José do Rio Preto – SP, é violoncelista, arranjador, compositor e produtor musical. Atualmente é violoncelista concursado na Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos e professor da Academia Livre de Música e Artes. É bacharel em música pela FFCLRP/USP, tendo sido condecorado com o Prêmio Olivier Toni em 2018 na sua formatura. Foi escolhido em processo seletivo como professor temporário de 2021 a 2022, tendo trabalhado como assistente do prof. Dr. André Micheletti. 

Começou os estudos no Projeto Guri de São José do Rio Preto – SP aos 14 anos de idade, em 2010, sob orientação do prof. Dr. Rodrigo Pessoa de Almeida. Em 2014, continuou seus estudos com Ladson Bruno Mendes na Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto. Em 2015, foi admitido na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, para o curso de bacharelado em música com habilitação em instrumento.

Teve intensa participação na vida acadêmica da FFCLRP/USP, sendo membro convidado do Ensemble Mentemanuque, atrelado ao núcleo de pesquisa NAP-CIPEM, chefe de naipe dos violoncelos da USP-Filarmônica entre 2016 e 2018, um dos compositores do Festival Música Nova de 2018, tendo estreado sua própria composição para violoncelo e orquestra no palco do prestigiado Theatro Pedro II. Foi aprovado com bolsa de mestrado na University of Manitoba – Canadá e Indiana University – Estados Unidos em 2019.

Como compositor e arranjador, tem vários trabalhos inéditos estreados pela Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, Quarteto da Academia da OSESP, Quarteto Riopretense, Quarteto de Violoncelos Ribeirão, Fratres Cello Ensemble, dentre outros. Tem se destacado por incorporar linguagens da música sertaneja em suas obras, mesclando o dito erudito com o popular. Em 2021 lançou seu álbum inaugural de composições, “Fonografia Rio-pretense XXI”, com o Quarteto Riopretense.

Como produtor musical, tem ganhado em sequência vários editais de fomento a cultura: Prêmio Nelson Seixas 2020 (Diretor Artístico dos “Concertos Aipê”, com o QRP), 2021 (Fonografia Rio-pretense XXI, QRP), 2022 (Diretor do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto) e  2023 (criando o Festival Quatro Estações). Fundou o Concurso de Violoncelos do Noroeste Paulista em 2022.

Como professor e violoncelista, tem participado intensamente da formação de alunos no eixo São José do Rio Preto – Ribeirão Preto, tendo sido professor temporário (2021-2022) na USP-RP. Leciona atualmente na Academia Livre de Música e Artes. Já se apresentou como solista com a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (onde também é concursado) e com a USP – Filarmônica. Foi professor convidado do Curso Master Música de Itu, em 2021, e diretor do II Encontro de Violoncelos de Rio Preto e do I Festival Quatro Estações.

Fotografias

Vídeos

Schostakovich Cello Concerto No. 1
Primavera
Rio-pretense
Primavera -
Antonio Vivaldi
Brasileirinho - Orquestra Sinfônica
Canal no YouTube - Inscreva-se!

Na Mídia

Link ao vivo na TV Tem com repórter André Modesto durante II Encontro de Violoncelos de Rio Preto

Diário da Região – São José do Rio Preto

Diário da Região – São José do Rio Preto